Equipamentos

 

As câmaras hiperbáricas são, em essência, cilindros metálicos ou de acrílico resistentes à pressão, dotados de vigias ou janelas. Basicamente, existem 2 tipos de câmaras: as multiplace ou multipacientes, que permitem o tratamento simultâneo de 2 a 20 pacientes e as monoplace ou monopacientes, que comportam somente um paciente. 
 
As câmaras multiplace são pressurizadas com ar comprimido, sendo o oxigênio fornecido aos pacientes através de máscaras ou capuzes, enquanto que as câmaras monoplace são comprimidas com oxigênio puro, que é inalado diretamente pelo paciente, sem necessidade do emprego de qualquer equipamento em contato com o rosto. Dentro da câmara, os pacientes podem ler, ouvir música e participar de outras atividades de lazer. 
 
Durante todo o tratamento o paciente pode , se necessário, ser monitorado através da aferição da PA, FC, FR, ECG, temperatura corporal e oximetria cutânea, podendo ainda ser assistido por meio de respiradores, submeter-se a infusões venosas, transfusões, drenagens de feridas ou cavidades.